#HM_Aquáticas

#LACOM_HMAquáticas é um espaço (físico/virtual) de desenvolvimento de atividades de estudo e pesquisa envolvendo profissionais, graduandos e estudiosos sobre o desenvolvimento motor aquático e buscando estabelecer aplicações e implicações para o desenvolvimento de programas de educação física aquática – tradicionalmente denominados de programas de ensino de natação.

PRÓXIMA REUNIÃO – 01/08/2017:

4ª Reunião Temática: AVALIAÇÃO DO NADAR NA INFÂNCIA: COMPETÊNCIA REAL E PERCEBIDA – Inscrição – evento gratuito – Realização EEFE USP – LACOM

  • A quarta reunião acontecerá em 01/09/2017. Serão discutidos dois instrumentos de avaliação do nadar, um focado na competência real e outro na competência percebida. Para participar da reunião e receber seu certificado FAÇA SUA INSCRIÇÃO  GRATUITA preenchendo o formulário: clique aqui
  • Acessar a literatura fundamental para as discussões (as 6 primeiras referências) Clique Aqui

Realizações

3ª Reunião Temática: Desenvolvimento Locomotor Aquático: Instrumentos e Análises – Inscrição – evento gratuito – Realização EEFE USP – LACOM

  • A terceira reunião OCORREU em 24/02/2017 e será apresentado alguns instrumentos para avaliar o desenvolvimento locomotor aquático. 

2ª Reunião Temática: Discutindo os fundamentos do Comportamento Motor Aquático e programas de natação

  • A segunda reunião aconteceu em 16/12/2016 e foi apresentado textos clássicos relacionados a aprendizagem e desenvolvimento motor aquático e programas de natação.
  • Veja a literatura fundamental para a reunião – são as 6 primeiras referências Clique Aqui
  • Os vídeos utilizados nas apresentações da segunda reunião serão postados aqui – em breve!

1ª Reunião Temática: Ideias e procedimentos do #LACOM_HMAquática

A primeira reunião aconteceu com a presença de 5 profissionais e 2 alunos de graduação. Novos convites já foram realizados, e sempre serão realizados no sentido de manter a equipe sempre em expansão. Se tiver interesse, por favor, entre em contato no facebook com o Prof. Dr. Luciano Basso.
slide1

O primeiro aspecto foi ressaltar os objetivos da reunião. A questão mais importante foi destacar a necessidade de parcerias entre profissionais e acadêmicos, com isso, busca-se ambiente para gerar formação continuada e a construção de conhecimento no âmbito do desenvolvimento motor aquático.

slide2

Posteriormente, foi apresentada a trajetória do LACOM nos diferentes tipos de engajamento como publicações, estabelecimento de estratégias e programa e a formação scrito sensu de profissionais – sempre com foco no desenvolvimento motor aquático.

slide3

Por outro lado, um aspecto que me chama a atenção ao analisar a nossa trajetória, é a pouca articulação entre conhecimentos mais básicos sobre desenvolvimento e aprendizagem motora e a sua aplicação e implicação para subsidiar programas de natação – apesar de ter vários materiais, para maiores informações, consultar a bibliografaria abaixo. Mais uma vez foi ressaltado a importância em desenvolver pesquisa em conjunto com profissionais, e aproximar os pesquisadores do campo profissional.

slide4

Destaquei que essa é uma questão fundamental, pois muito da atuação na natação é desprovida de fundamentação sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança/adolescente.

slide5

Enquanto os profissionais focam fundamentalmente em sequencias pedagógicas apenas centradas nos 4 nados, um pesquisador com foco no DMáquatico busca estabelecer questões que gerem novos conhecimentos.

slide6

Com isso, ressaltei a ideia de conhecimento fragmentado e sem articulação com o campo profissional. E que uma saída seria desenvolver a formação profissional continuada a partir de uma lógica da construção de conhecimento focados tanto no conhecer as habilidades motoras aquáticas quanto no ensinar essas habilidades.

slide7

Com isso, apresentei o modelo que venho buscando sistematizar de desenvolvimento profissional que envolve 2 âmbitos e duas fases de transição da estruturação do conhecimento. Para maiores detalhes sobre essas ideias e a figura abaixo, veja esse texto e este texto.

slide8

Após a apresentação da dinâmica de funcionamento do #LACOM_HMB e consequentemente do #LACOM_HMAquática, passei a falar sobre o conteúdo do projeto.

slide9

Iniciei apresentando alguns exemplos de pesquisas desenvolvidas pelo LACOM ao longo dos anos e sinalizando o que poderíamos avançar. Como um histórico propositivo de ideias para estudo e pesquisa. Estudo no sentido de podermos entender o que já foi feito, e pesquisa no sentido do que poderíamos realizar.  Para acessar a lista de todos os trabalhos do LACOM no âmbito do comportamento aquático e de programas de intervenção do nadar acessar aqui (Em breve).

slide10

Após atiçar a curiosidade dos presentes, apresentei duas ações com diferentes desdobramentos para efetivamente iniciar as atividades de estudo/pesquisa.

slide11

Continuei apresentando questões mais especificas para cada fase do desenvolvimento das habilidades de Nadar.

slide12

slide13

E então, fechei com as propostas dos locais onde as parecerias poderiam ser realizadas para gerar diferentes pesquisas. Fundamentalmente, destaquei o Programa Aprendendo a Nadar (Programa de extensão realizado há mais de 20 anos pela EEFEUSP), em que atualmente sou coordenador e há outros estagiários e professores. E dentro do convênio que está sendo firmado com o Esporte Clube Pinheiros, onde o objetivo será monitorar o desenvolvimento aquático das crianças envolvidas na escolinha de natação do clube. E claro, deixei aberto para que desse relacionamento possamos estabelecer novos convênios no sentido de potencializar a formação de recurso humano e projetos de pesquisa com todos os envolvidos – tanto no plano institucional, quanto apenas no pessoal.

slide14

Agradeci a presença de todos, e abrirmos para a discussão. Claro que ao longo da apresentação discutimos de tudo um pouco que cerca a nossa vida universitária e profissional, até porque estamos nos conhecendo e foi visível o entusiamos dos presentes na temática. O ponto central agora é acessarmos um conjunto de literaturas que permitam gerar uma melhor comunicação e assim iniciarmos os estudos e pesquisas, além dos treinamentos.

Com isso, até a próxima reunião – a ser realizada ainda em 2016, espero:

  • Acessar a literatura fundamental (as 6 primeiras referências) Clique Aqui
  • Estabelecer os objetivos comuns e particulares – a partir do nosso grupo de WhatsApp e Facebook;
  • Organizar a dinâmica de trabalho – atividade, dia e horário que cada um poderá assumir.
  • Nosso primeiro objetivo de pesquisa: Investigar se há relação entre os instrumentos da avaliação da natação e os instrumentos de avaliação do desenvolvimento motor aquático (Instrumento de clubes e academias, Programa Nadar, Langerdorfer e Bruya, Xavier Filho, dentre outros a serem selecionados).

slide15

Anúncios